terça-feira, 10 de novembro de 2009

A primeira foto

Quando bate a hora da saudade, sua avó me mostra uma das últimas ultra-sonografias que fez quando eu estava para nascer. O que se vê é uma mancha preta, sem forma. Nem parece que é um bebê. Sua dindinha, quando criança, até perguntou para ela:
- Minha irmã é isso?
 Com o advento da modernidade, mesmo você sendo apenas um grãozinho, já dá para ter uma visão melhor do que na década de 80.
Hoje tirei a sua primeira fotografia para ver com quantas semanas você estava. Assim que começou o exame, o médico falou: 
- O bebê está com 6 semanas e dois dias, o que equivale a um pouco mais de um mês. Ele explicou que o embrião ainda não está formado e o que vemos é o saco gestacional e a vesícula vitelínica, por onde vais receber alimento até formar a placenta.
Já achei tudo lindo e fiquei feliz por conhecer a sua casa por 8 meses.
Semana que vem prepare-se para os flashes, pois iremos novamente ao fotógrafo.





segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Mundo difícil. Mas vale a pena tentar




Acho que este blog vai ser um pouco assim: a tua mãe, toda zen, falando de coisas bonitas, e eu, rabugento, enchendo o saco com mas notícias. Quem sabe deste contraste acaba resultando um equilíbrio necessário?


Esta foto que você verá aqui, de uma linda menina tocando violino com lágrimas escorrendo pelas faces, é de Marcos Tristão. Foi feita durante o enterro de um dos coordenadores do grupo Afro Reggae, uma organização civil que faz trabalhos comunitários em favelas do Rio.


Ele se chamava Evandro, tinha 42 anos, e foi assassinado por dois assaltantes dentro de um caixa eletrônico no Centro do Rio, dia 18 de outubro.


O assalto e a morte foram filmados por câmeras de segurança. Aliás, vá se acostumando: neste mundo ao qual você está chegando, tudo é filmado. Ás vezes, só às vezes, isto é bom, como neste caso, porque assim foi possível flagrar dois crimes sendo cometidos: o primeiro crime foi o assalto seguido do assassinato de Evandro; o segundo crime foi cometido por dois policiais militares, que pegaram os assaltantes, tomaram deles os objetos que haviam sido roubados, permitiram que eles fossem embora livremente, e não prestaram socorro a Evandro, que àquela altura ainda estava vivo.


É uma história triste, revoltante, e pode levar você a se perguntar, um dia: por que me trouxeram para um mundo assim? A resposta é difícil. Mas vamos imaginar que a gente consiga ajudar você a aprender que é possível construir um mundo melhor do que este. O mundo será o que você fizer dele. Mesmo que tenha que passar a vida tentando.


E quer saber? Vale a pena.

sábado, 7 de novembro de 2009

O primeiro desejo

Não sei com quanto tempo a grávida começa a sentir desejo, mas tive um bem grande hoje, nesse sábado de sol e muito calor. Nada de churrasquinho, batata frita ou o sorvete Búzios, que eu adoroooo da Chaika, que vem com umas 12 bolas, chantily, três caldas, brigadeiro e castanha.
O que eu queria comer? Um peixinho com arroz de brócolis e azeite. O engraçado é que sempre fui louca por carne vermelha: bife acebolado, picanha...Arght..Hoje, só de lembrar já fico com enjôo. Mas até agora   (Ainda bem! E que continue assim pelos próximos 8 meses) ainda não coloquei "tudo pra fora" ou melhor, "nada".
Fomos então ao DEGRAU, um restaurante bem gostoso no Leblon, onde costumamos ir quando queremos comer bem. De entrada, como de praxe, comi 2 pastéis de queijo e seu pai, 2 de carne.
Todo o cardápio desse restaurante parece bom, mas ainda não deu para experimentarmos tudo, pois tem mais de 400 opções.
Mas na hora de brindarmos a sua existência, o meu coquetel de frutas com vodka não fez timtim com a dose de wisky do papai. Troquei por uma Coca Light com bastante gelo.
De sobremesa, apenas para refrescar, um sorvete de morango.Nada mais. Agora é esperar até o jantar, que vai ser na casa da vovó, onde vou comer a salada de batata que só ela sabe fazer e um franguinho grelhado.
Hum..que fome.Vou ver se tem alguma coisa para eu beliscar até a noite.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A prova do "crime": 40 dias de vida

Antes de comemorar o resultado do exame de gravidez, liguei para a médica. Parecia certo que você já estava por aqui. Afinal, tinha mais de 14 mil mUI/ml, seja lá o que for isto, quando o normal, para mulheres não grávidas, seria de menos de 5.

A dra Alda, por telefone, falou logo:

- Parabéns, é um bebê!

Seu pai, mais tarde, comentou:

- O que mais poderia ser? Um ET?

Pelas nossas contas - embora a gente não seja muito bom de contas, e esperamos que você salve a família neste aspecto - você já está com 40 dias de vida. Mais ou menos. Falta bastante para a aposentadoria.


Este é o exame que mostrou que você estava a caminho:



DATA: 03/11/2009

NOME: Roberta Pinto Marona

END.: RUA VISCONDE DE SILVA,154/504 - BOTAFOGO

NASC.: 02/01/1981

MÉDICO: Alda Maria de Figueiredo Branco - 52420097

HORMÔNIO GONADOTRÓFICO CORIÔNICO (HCG).: 14.756 mUI/mL

Sangue Método: Quimioluminescência

Valores Referenciais:

"Em mulheres saudáveis, não gravidas, podemos encontrar níveis inferiores a 5 mUI/mL. A altasensibilidade do teste permite

detectar níveis de HCG até uma semana após concepcao. Entretanto, a produção desse hormônio variaindividualmente e um teste

NEGATIVO não exclui a possibilidade de gravidez. Frente a forte suspeita clínica, o teste deveráser confirmado em nova cole

ta. Valor inferior a 25 mUI/mL deve ser confirmado após 7 dias. Os níveis de HCG na gravideznormal encontram-se descritos

como valores Referência is, contudo não devem ser utilizados para determinação precisa da idadegestacional. Para conclusoes

definitivas da idade gestacional, métodos ultra-sonograficos morfológicos poderão fornecer dadosmais precisos".

Homens..: até 3.0 mUI/mL.

Idade gestacional

(semanas)

até 1 5 mUI/mL a 50 mUI/mL

1 a 2 50 mUI/mL a 500 mUI/mL

2 a 3 100 mUI/mL a 5.000 mUI/mL

3 a 4 500 mUI/mL a 10.000 mUI/mL

4 a 5 1.000 mUI/mL a 50.000 mUI/mL

5 a 6 10.000 mUI/mL a 100.000 mUI/mL

6 a 8 e 15.000 mUI/mL a 200.000 mUI/mL

2 a 3 meses 10.000 mUI/mL a 100.000 mUI/mL

Última menstruação: 20/09/2009

DATA DA LIBERAÇÃO: 03/11/2009

LIBERADO POR: Dra Simone Almeida - CRB.: 24491-02

Registro de Segurança: 03af37dec871f3e614d69e6489100d0f051120091507441891228997


Suas duas primeiras músicas

Queríamos que a URL do blog fosse "Grão de areia", citação de uma música de Renato Russo. Alguém, no entanto, já havia registrado este endereço. Mantivemos Grão de Areia como nome, mas criamos outra URL, "www.nosoldamanha.blogspot.com", inspirada em outra música bonita, que Joyce fez em homenagem a suas filhas gêmeas.

Eis, do Youtube, as duas músicas em que pensamos quando soubemos que você começava a existir.







O dia em que soubemos da sua existência

O que aconteceu no dia 4 de novembro de 2009, quando descobrimos que estavámos grávidos de você:



quarta-feira, 4 de novembro de 2009

No sol da manhã

Há 5 anos seu pai e eu, numa conversa informal, em cima da cama do apartamento do Flamengo (detalhe: com vista para a Enseada de Botafogo), falamos sobre a vontade de termos um filho.
O nome? Isadora. Seu pai achou lindo e no início, concordou. Dias depois, se dando conta do sobrenome que a mamãe herdou do seu vovô materno, "Pinto", ele desistiu imediatamente e disse:
"Não posso ter uma filha com o nome de IsADORA PINTO. Ela vai ser sacaneada no colégio". E decidido, exclamou: "Qué isso!"
Eu, como sempre, comecei a rir, mas no fundo, me dei conta de que realmente ia soar estranho. Decidimos então por Marina. Marina Marona. Tem sonoridade. Parece nome de jornalista.
Quase um ano depois, seu pai queria fazer você; mas eu, recém saída da faculdade de jornalismo, queria ter a chance de trabalhar na área, entrar numa redação e achei que o momento não era propício. Um erro? Não sei, foi apenas uma escolha, que hoje considero egoísta.
Os anos se passaram e hoje, dia 4 de novembro de 2009, descobrimos que estamos "grávidos".
Dei a notícia pro seu pai por telefone. Onde eu estava? Na praia, junto aos deuses do mar. Quem sabe seu nome não mude para Iemanjá.




A vista que tínhamos do nosso quarto no apartamento do Flamengo.